Programa Formar em Rede
Rede de formação continuada para Educação Infantil

Biblioteca

 

“Pensamento de criança” de Regina Scarpa

Saibam porque conhecer a forma como a criança pequena pensa e se expressa é uma condição para a criação de espaços de interação, diálogos e oportunidades de aprendizagens.

Clique aqui para efetuar download

 

Diário na Escola – Palavra de escritora

A escritora Heloisa Prieto explica como é possível incentivar alunos do ensino infantil e fundamental a gostar de ler. Ela também dá sugestões de obras que ajudam a incorporar a leitura no cotidiano escolar das crianças.


Clique aqui para efetuar download

 

Diário na Escola – O jogo também ensina

O educador Tião Rocha fala sobre o Bornal, projeto que utiliza jogos para auxiliar em diversas situações de aprendizagem. Para ele, o jogo é ótimo instrumento de educação que promove uma interação prazerosa entre alunos e professor.


Clique aqui para efetuar download

 

Diário na Escola – Livros e Letras

Damos continuidade à discussão sobre produção de texto com a entrevista do professor do departamento de Lingüística da PUC-SP, Egon de Oliveira Rangel.

Clique aqui para efetuar download

 

Diário na Escola – Leitura e Literatura

A leitura deve ir além do texto escrito para ser entendida como um forma de percepção do significado das coisas. Stela Maris Fazio Battaglia diz que o ato de ler precisa ultrapassar a escola e ter sentido na vida do aluno.

Clique aqui para efetuar download

 

Diário na Escola – Jogos e Brincadeiras

Tizuko Morchida Kishimoto, do Laboratório de Brinquedos da USP, fala sobre os jogos e brincadeiras no ensino. Educadoras da rede municipal comentam iniciativas que destacam o ato de brincar no cotidiano dos aluno.

Clique aqui para efetuar download

 

Diário na Escola – É hora de acolher

O recesso escolar terminou e a página do Diário na Escola está de volta discutindo a importância de um bom acolhimento. A psicóloga Cisele Ortiz explica que esse período de readaptação às aulas pode definir o sucesso do aluno na escola.

Clique aqui para efetuar download

 

Diário na Escola – A importância de brincar

A educadora Adriana Friedmann fala sobre a importância das atividades lúdicas e das brincadeiras dentro da escola. Ela diz que as crianças se expressam ao brincar, mas que o professor nem sempre consegue perceber isso.

Clique aqui para efetuar download