Programa Formar em Rede
Rede de formação continuada para Educação Infantil

Iº Seminário Formar em Rede 2013

Realizado em São Paulo nos dias 22, 23 e 24 de maio, o Iº Seminário 2013 do Programa Formar em Rede, contou com a participação de profissionais das Secretarias de Educação de 19 municípios baianos.

Na ocasião, os formadores compartilharam ações desenvolvidas em seus municípios, tanto na área pedagógica como em gestão da saúde.  Destacam-se ações tais como: a atividade de leitura mais planejada pelo professor e realizada com mais autonomia pelas crianças; a implantação do sistema de self service nas refeições, que vem possibilitando muitas aprendizagens. Essas ações revelam a importância da formação continuada em serviço, pois geram, de fato, uma mudança de concepção, que se reflete na prática.

Novidade neste evento foi a realização da videoconferência com uma formadora de Ariquemes (RO), participante do FER desde 2007, município que se tornou referência de política pública em Educação Infantil.

Foram, ainda, trabalhados os novos temas para a formação em 2013: artes na educação infantil, acolhimento das crianças e suas famílias, entre outros.

Os resultados dessa trajetória serão conhecidos no IIº Seminário do Programa, a ser realizado em novembro, finalizando a presente edição do Formar em Rede.