Programa Formar em Rede
Rede de formação continuada para Educação Infantil

IIº Seminário Formar em Rede 2013

Realizado em Salvador nos dias 11 e 12 de novembro, o Seminário de Encerramento da Edição 2011/2013 do Programa Formar em Rede, contou com a participação de profissionais das Secretarias de Educação dos 19 municípios baianos participantes.


Na ocasião, os formadores compartilharam os resultados das ações desenvolvidas na área pedagógica e de gestão para a saúde. Dos resultados destacam-se: as novas formas de acolhimento das crianças e das famílias nas unidades de educação infantil; a implantação do sistema self service nas refeições; a criação de contextos significativos para o “brincar”; o desenvolvimento da cultura escrita por meio de estratégias diversificadas; o trabalho com o percurso criativo no desenho e ambientes que educam.

Além dos resultados visíveis na prática das unidades de Educação Infantil, os profissionais das secretarias aprimoraram o papel de formadores a partir do aprofundamento de estratégias formativas em suas redes.

Esses resultados revelam a importância da formação continuada em serviço que gera uma mudança de concepções e práticas. E o Seminário explicitou essas numerosas e ricas aprendizagens e conquistas.

Parabéns a todos os envolvidos!